Santa Catarina vacinará todos os detentos e servidores/trabalhadores/prestadores de serviço do sistema prisional. De acordo com o secretário, Leandro Antônio Soares Lima, da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), o objetivo é fazer uma muralha sanitária.

Em Joinville a vacinação no complexo prisional já começou. A lei deve ser cumprida e a dignidade da pessoa humana presa, assim como de todos, é irrenunciável.

De acordo com a presidenta do Conselho Carcerário de Joinville (CCJ), Cynthia Pinto da Luz, as equipes de correição do sistema prisional que fazem as inspeções no contexto de pandemia com a norma 62 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também deveriam ser vacinadas. “Juízes, assessores, promotores, advogados, desde que adentrem as estruturas dos complexos prisionais para efetuarem a inspeção presencialmente, como acontece em Joinville nas inspeções promovidas pelo Dr. João Marcos Buch, juiz corregedor da comarca”, reforça Cynthia.

O CCJ vai oficiar a Secretaria Municipal de Saúde e a SAP solicitando a inclusão do grupo de inspeção no programa estadual de vacinação.