A ação consiste em promover a tradicional entrega de cartões de Natal e mini-panetones nas unidades prisionais de Joinville, no Centro de atendimento Socioeducativo (CASE) e no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (CASEP).

Para as pessoas privadas de liberdade e para os adolescentes internados a pequena lembrança, um minipanetone e um cartão de Natal, representa a única forma de comemorar o Natal e saber que não foi esquecido de vez pela sociedade, tais as condições de encarceramento que enfrentam durante todo o ano, com destaque para a superlotação que extrapola qualquer condição de civilidade.

Além disso, resta apenas o sofrimento armazenado durante a pandemia, submetidos ao mais completo isolamento de seus filhos e familiares. Essas pessoas são ‘sujeitos’ de dignidade e merecem também serem lembrados no Natal, recebendo votos de esperança e de desejo por um mundo melhor.

O encarceramento em massa e em condições degradantes, longe de suprimir o crime, é causa de aumento da violência e prende indefinidamente a pessoa na marginalidade social.

O orçamento do Projeto consiste na aquisição de 3 mil mini-panetones a serem entregues para toda a comunidade carcerária, ou seja, todas as pessoas presas, os adolescentes internados, os funcionários, servidores públicos e policiais penais do complexo prisional para o Natal de 2021.

Conselho Carcerário de Joinville.