Uma realização do CCJ

Data : 28/07
Horário : 19h30
No canal do Youtube do CDH

Convidado: Claiton José Barbosa

  • Assistente Social na Prefeitura Municipal de Joinville
  • Coordenador do Centro Pop e Abordagem Social de Joinville
  • Presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial

No Brasil de modo geral enfrentamos de longa data a falta de políticas públicas para a população em situação de rua, mas a pandemia escancarou ainda mais esta realidade. Como ficar em casa se não tem moradia? Como usar máscara se não tem onde lavar? Como usar álcool gel? É um grupo de extrema vulnerabilidade que já vive socialmente isolado. Enfrentam a realidade da fome, do frio e a Covid-19.

A falta de dados dos impactos da pandemia nessa população, como o número de infectados e de óbitos foi um aspecto que podemos questionar como um empecilho para pensar em políticas públicas de saúde e de proteção social. Outro aspecto que é importante enfatizar é a Saúde Mental e a Atenção Psicossocial durante a pandemia.

Existe um déficit de abrigos para acolher a população em situação de rua? Como são realizadas as remoções destas populações? São questionamentos que precisam ser feitos, cobrados e fiscalizados.

Entre tantos outros fatos de violações de direitos que esta população sofre é preciso também salientar a necessidade de mudar a cultura do preconceito para pensar como as cidades podem se tornar mais acolhedoras e acessíveis para atender estas pessoas.