O Curso de Contato e Vivência Teatral realizado pela VAI!Coletivo por meio da atriz e professora de teatro Samira Sinara finalizou no dia 04 de dezembro de 2023. Ao longo dos encontros, que iniciaram em julho, as atividades lúdicas e criativas de jogos teatrais e improvisações resultaram em duas apresentações no dia 27 de novembro de 2023.

A primeira apresentação foi com a Galeria “B”, que escolheu realizar uma leitura encenada de dois contos, se intitulando A Volta: Médico e Paciente,   a adaptação e a encenação da professora partiu dos seguintes autores escolhidos pelas alunas – o brasileiro Luiz Fernando Veríssimo (A volta) e o alemão Karl Valentin ( O médico e o paciente). O público presente foi a própria galeria das alunas reeducandas com as celas LGBTQIA+, o conselho carcerário, o pastoral carcerário e a administração prisional com a coordenadora  social Raquel Patrício, a plateia se divertiu e elogiou o trabalho produzido no curso.

A segunda apresentação com as reeducandas da Galeria “A” foi com  a criação de dramaturgia autoral e coletiva, que partiram dos exercícios em sala de aula com os seguintes temas: o que faz transgredir o código penal? – Esperança e Ressocialização.

Assim, o curso mais uma vez se despede alcançando quarenta e oito mulheres, quinze alunas que percorreram a carga horária total  do curso de 96h/aula e o direito a oito dias de remição. A entrega dos certificados e diálogo sobre o curso aconteceu no último dia de aula, porém o desejo é único – ‘a liberdade canta’ (MC Tom) a cada uma das alunas. “O que nós queremos… É o fim de toda e de qualquer prisão”. (Trecho da carta às alunas reeducandas lida pela atriz e professora Samira Sinara ao final das apresentações de teatro, escrita pela Daiane Dordete e a VAI! Coletivo). 

Texto: Samira Sinara